Sejam bem vindos a
Quinta de San Michel
O projeto
A Quinta de San Michel fica situada na aldeia de Janas, Sintra, com uma vista privilegiada para toda a Serra de Sintra. Integrada na histórica região vitícola de Colares, entre a Serra e o Oceano Atlântico e proporcionando condições climatéricas únicas, foi o ponto de partida para um projeto de família, caraterizado por uma produção limitada de vinhos exclusivos, que expressem o terroir da quinta e que contribuam para o desenvolvimento económico e agrícola da região.
A vinha foi plantada, em 2013, numa área de dois hectares com três castas autóctones, Arinto e Malvasia de Colares, (sendo esta última uma das poucas variedades de uva do mundo a ter sobrevivido à Phyloxera), e também a Galego Dourado (2020) muito utilizada para os vinhos históricos de Carcavelos.
Em 2023 decidimos expandir a nossa produção com a plantação de 5 hectares de vinha, dos quais 2,5 hectares serão dedicados às castas principais da região de Colares – Malvasia de Colares e Ramisco, plantados em solos típicos arenosos.
Missão & Compromisso
Focamo-nos no impacto positivo para a economia da região, sendo a nossa atuação conduzida pela inovação, pela mudança, irreverência e qualidade do que fazemos e produzimos.
A Quinta de San Michel distingue-se assim pela produção de vinhos únicos e genuínos, nos seus aromas, sabores e produção, respeitando as técnicas tradicionais, métodos e processos históricos e identitários da região, combinando-os com o que há de mais atual, e onde se adiciona uma prevenção científica e ambientalista da vinha que se sobrepõe ao combate das pragas.
Os vinhos apenas são lançados respeitando um processo gradual de envelhecimento em garrafa, o que significa que todos os nossos vinhos ficam para além de 1 ano na adega, no mínimo mais 2 anos de estágio em garrafa, só assim, é que o vinho adquire as caraterísticas sensoriais e qualitativas para estar disponível no mercado, cujos consumidores amantes do vinho, são cada vez mais esclarecidos.
Em 2017, um dos vinhos lançados, único na região, foi o “blend” Malvarinto, resultado do lote Arinto e Malvasia, o qual acreditamos ser uma das imagens de marca da Quinta de San Michel. Acreditamos que o vinho se destaca pela sua singularidade e harmonia entre estas duas fantásticas castas.
Equipa
Joaquim Camillo
Produtor
Apaixonado pela região, adquiriu a propriedade em 2003.
Com formação em economia, e dotado de um forte sentido empreendedor, aliado à privilegiada região vitícola de Colares, (onde a produção dos seus vinhos remonta ao século III, havendo indícios de ter sido o rei D. Afonso III o seu impulsionador inicial), iniciou a plantação de vinhas em 2013.
Tomando por missão recuperar e recriar as castas tradicionais, fazem parte das suas plantações, o Arinto, a Malvasia, a Galego Dourado, a Molar, a Castelão e a que historicamente se pressupõe ter sido a primeira – a Uva Ramisco.
Alexandre Guedes
Enólogo
Apaixonado por vinhos e mais recentemente pela região de Colares.
Formado em Engenharia Agronómica, no Ramo de Viticultura em Enologia, desde 2013, já vivenciou experiências profissionais em vários cantos do mundo desde a Austrália, Itália, Nova Zelândia e Estados Unidos antes de voltar a assentar as suas raízes em Portugal. Mais recentemente, terminou o Nível 4 do curso Wine & Spirits Education Trust.
Integra o projeto desde 2018, o qual decidiu abraçar como sendo o projeto da sua vida. Acredita seriamente que a região de Colares e a Quinta de San Michel têm capacidades ímpares para produzir vinhos inigualáveis.
Carlos Mendes
Comercial & Responsável de Enoturismo
Sr. Pinto
Trabalhador Agrícola
Integra a equipa praticamente desde o começo do projeto. Conhece todos os cantos à casa e gosta de tratar a vinha por “tu”. É alguém com uma vasta experiência em agricultura e com muito conhecimento. Complementa na perfeição a nossa equipa mais jovem, trazendo o seu lado empírico e tradicional.